segunda-feira, 19 de junho de 2017

Num só Dia




Lembrei--me agora:
Se em vez de maratonas desgastantes, ou ciclovias dominicais, onde uns mostram os adereços vistosos e as bicicletas topo de gama.
Se juntassem e num dia, um só dia! Vestissem fato-macaco e devastassem o mato, que tanto apregoam, ser o causador do alimentar de tantos dolorosos incêndios.
Lembrei-me agora:
Em vez de caminhadas semanais, para desanuviar o stress em fatos e tangas ousadas. Usassem luvas e calças, para num só dia, limpar o que todos encontram, enquanto caminham mata fora.
Lembrei-me agora:
Em vez de caminhadas até Compostela, onde fervilham os pés e a dureza do corpo. Caminhassem de rosto sentido como todos agora exprimem. E limpassem o mato que vislumbram naqueles quilómetros que não tem saída, até que a Catedral se anuncie e, se ajoelham aos pés do santo?
Acredito que mesmo o Santo a todos agradecia!
Lembrei-me agora:
A todos aqueles que percorrem quilómetros atrás do futebol, que por vezes nos trás vergonha e repulsa, com violência à mistura.
Se juntassem e num só dia, limpavam as matas que circundam as suas Freguesias.
Lembrei-me agora:
A todos aqueles que nos governam e, hoje se abraçam em choros a raiar a culpabilidade de uma enorme tragédia.
Em vez de prometer medidas energéticas para minorar o flagelo das florestas, (e já falam desde do tempo que pairou outra tragédia), tomassem medidas concretas. Ofereciam ao povo, que se deitasse sem o fogo à perna.
Lembrei-me agora:
De tantos donativos oferecidos!
Bastava umas horas de suor e um enorme grupo de amigos e todos nós Portugueses, combatíamos a Natureza ingrata e os terroristas pedestres nocturnos, que nos desgraçam.
Trabalhei doze horas, depois de pouco dormir, com a dor de tantas famílias que tudo perderam até o amor de um pai, marido, esposa e filho.
Hoje ainda não conseguirei dormir, com a raiva de estar num país onde terminei o trabalho pelas 19 horas com 30º e o verde era o expectador na largura da estrada!
Num só dia todos, mas todos, tudo faríamos!

Sem comentários: